ALEP | Assembleia Legislativa do Paraná
16/04/2014 16:18

Edson Praczyk aplaude revogação de norma que prejudicava os pescadores paranaenses

Jornalista: Assessoria de Imprensa, com a colaboração de Antonio Carlos S. Ribas.
Deputado Edson Praczyk (PRB) na tribuna durante a sessão plenária desta quarta-feira (16). / Sandro Nascimento (Alep/ crédito obrigatório)
Deputado Edson Praczyk (PRB) na tribuna durante a sessão plenária desta quarta-feira (16). / Sandro Nascimento (Alep/ crédito obrigatório)
O deputado Edson Praczyk (PRB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um agradecimento especial ao governador Beto Richa, que revogou nesta quarta-feira (16) a Resolução 17, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que proibia nos rios, lagos e represas do Paraná a pesca por parte dos pescadores profissionais, e que estava trazendo uma série de dificuldades para milhares de pescadores em todo o estado.

Segundo Praczyk, a resolução que estava em vigor há menos de um mês já estava deixando em situação precária pessoas que vivem única e exclusivamente da pesca para alimentar suas famílias e arcar com suas despesas, situação que atingia quase oito mil pescadores. O fato, como lembrou o deputado, inclusive foi tema de uma audiência em separado com o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, em Londrina, na semana passada, durante a realização da ExpoLondrina.

Naquela ocasião, dezenas de lideranças de colônias de pescadores conversaram pessoalmente com o ministro e abordaram o tema, falando das extremas dificuldades que estavam enfrentando, fato também relatado pelo presidente da Federação dos Pescadores Profissionais do Paraná, que abrange 19 grandes colônias, em diversos municípios, Ednir Manoel Ferreira. O presidente da Federação queixou-se principalmente da impossibilidade de os pescadores exercerem sua atividade nesta semana que antecede a Páscoa, quando milhões de pessoas em nosso estado tradicionalmente deixam de comer carne vermelha para comer peixe.

Revogação– Depois deste encontro em Londrina o deputado procurou o governador que, de imediato, não só revogou a resolução em vigor, como também ordenou a publicação imediata do ato no Diário Oficial, para que desde logo os pescadores possam pescar normalmente, apenas tomando cuidado para a não utilização de material muito fino nas suas redes, pois essa prática não só causa danos à natureza como também prejudica o ciclo dos peixes.

[interna id=3489 /] 

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
home | versão clássica | voltar ao topo